domingo, 15 de maio de 2011

No sótão da tia tinha, na Folha de São Paulo, hoje caderno de negócios

Compra e troca de usado viram mania em sites e blogs

Brasileiros oferecem na internet tudo aquilo que não querem mais; escambo virtual fomenta e-commerce

Iniciativa é forma de economizar e até de ganhar um dinheiro extra; as opções vão de roupas e objetos a livros 

PAOLA CARVALHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

A roupa que não serve mais, os patins que ficaram para trás junto com a infância, o livro que virou suporte para o computador, o sofá que não cabe na casa nova. Tudo o que você não quer mais pode virar dinheiro em blogs e sites pessoais. Os e-consumidores ganham força na internet em duas formas: na venda do usado ou na troca dele. 
A advogada paulista Paula Carvalho, 41, com o armário lotado de roupas de grife, comprou um manequim. Tirou fotos dele com as peças que não queria mais e divulgou na internet. Assim nasceu o useieenjoei.com.br. 
"Muita gente tem alguma coisa em casa que comprou e encostou. O site dá a essas pessoas a oportunidade de se redimir desses equívocos. De se livrar de algo que está encostado e ainda ganhar algum dinheiro", diz. 
O diário virtual de Paula é um de muitos disponíveis on-line. Ainda não há levantamento sobre esse nicho, considerado informal. Uma rápida pesquisa, contudo, mostra uma longa lista deles. 

BEBÊS
Faz parte desse rol o blog da publicitária de Porto Alegre Cristina Teke, 35, mãe de Martina, de quase 4 anos:bazardasmamaes.blogspot.com. "Reparei o quanto minha filha crescia e acabava usando muito pouco o que tinha. Montei o blog para vender e trocar com outras mães", afirma. 
Segundo ela, as vendas não geram lucro. O objetivo principal é evitar o desperdício. "Há um tempo a maioria das pessoas associava a palavra brechó a itens velhos, sujos e de baixa qualidade. Hoje, vejo uma procura grande por esse tipo de consumo mais consciente". 
Para amenizar os gastos com educação, o estudante de doutorado de Belo Horizonte Samur Araújo, 32, criou olivralivros.com.br. 
É um site onde qualquer um pode trocar livros. A única despesa é com o frete. 
O processo é simples. A pessoa monta uma lista de livros que quer trocar e divulga no site. Qualquer usuário pode solicitar uma opção dessa lista. E, quando ele recebe a obra pelo Correio, o fornecedor ganha um ponto. O ponto dá à ela o direito de requerer outro livro do site. 
"Fiz com a intenção de trocar os meus livros. Mas já são mais de 12 mil pessoas cadastradas e mais de 28 mil trocas feitas. A troca desperta o hábito de não consumir", diz. 
Depois que a publicitária de Florianópolis Débora Queda, 40, passou a fazer negócio por meio donosotaodatiatinha.blogspot.com, seu hábito de consumo mudou. "Descobri um universo de consumo muito interessante, o de produtos de segunda mão. Acho que isso tende a crescer, pois está alinhado com novos pensamentos mais ecológicos." 

FOLHA.com

Veja como vender e trocar na internet 
folha.com.br/mm915749 


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros

Um comentário:

Anônimo disse...

caramba.....tu tá ficando " star "....r.srsrsrs