quinta-feira, 18 de abril de 2013

destaque criativo hhbrasil


Débora Regina Queda, criadora da hhbrasil, tinha um sonho, aproveitou a oportunidade e colocou suas ideias em prática. Num tempo onde o conceito de e-commerce e vendas pela internet ainda eram incertos, Débora apostou na inovação e hoje colhe resultados positivos de suas vendas. Com loja física e virtual, a hhbrasil lança produtos para área de moda, decoração e arte. O trabalho ainda é árduo, a publicitária se dedica a prática da comunicação visual como fonte de renda principal e leva seu empreendimento criativo em paralelo. O objetivo da marca é ser 100% virtual, e num futuro não muito distante, se desvincular das lojas físicas e apoios externos. Confira a história desta empreendedora criativa que, como muitos outros, acreditou e fez o seu sonho acontecer.


Equipe hhbrasil

Conte-nos um pouco mais sobre você, sua vida, formação, sonhos e conquistas.
Eu sou publicitária e trabalho com comunicação visual há 25 anos. Em 2.000 eu comecei a me interessar por comércio eletrônico, e nesta mesma época, iniciei a faculdade de moda. Queria muito investir na ideia de misturar moda e publicidade. Em 2006 já estava cansada da área de comunicação visual, pelo estresse e correria que gerava na minha rotina; nessa mesma época comecei a estruturar ideias de novos trabalhos. Em 2007 vendi minha empresa de comunicação visual e comecei com o projeto da hhbrasil. Meu objetivo era ter o ateliê e vender minhas peças somente pela internet. Naquela época ainda não existiam sites como o Airu, eu fiz um site próprio para vender os trabalhos da hhbrasil e comecei a aprender mais sobre comércio eletrônico. O resultado demorou um pouco para sair, e acabei voltando para a área de publicidade, justamente para ganhar mais dinheiro e poder investir na minha loja. Comecei a fazer os dois trabalhos em paralelo. Depois tive contato com o Airu, que veio com uma proposta diferente no mercado. A loja começou a dar certo e procurei investir mais no comércio virtual. Hoje eu desenvolvo produtos em edições limitadas e não trabalho com o número muito grande de estoque. Essa ação me auxilia bastante, evita que eu gaste dinheiro à toa ou corra o risco de ter muito capital parado. Estou investindo aos poucos em pronta entrega, e vou mesclando algumas técnicas digitais e artesanais em meus trabalhos.
Como e quando você percebeu a possibilidade de criar uma marca?
Eu criei a marca porque aquela era a hora certa. Senti no momento a oportunidade de aplicar meu sonho e criar algo verdadeiramente meu. A hhbrasil foi inspirada no comércio eletrônico. Eu queria ter um canal de distribuição novo, diferente. Na época o comércio eletrônico estava no inicio, não existiam tantas lojas e e-commerce como hoje. Era uma ação inovadora.
Por que criar e trabalhar com artesanato?
Eu queria ter uma produção pequena e também ter liberdade de criação, sem o compromisso de demandas muito grandes. O processo artesanal permite isso, ao contrario da prática industrial. Eu queria criar sem os limites e as regras que o processo industrializado te impõe. No artesanato podemos usar várias técnicas, produzindo uma quantidade limitada de peças. Um trabalho mais autoral, mais criativo, sem produção massiva.
Qual o toque que dá identidade para os seus trabalhos?
O que dá a identidade para a minha marca é a mistura de técnicas, unindo artesanal e digital. Eu utilizo uma variedade de processos para a produção das minhas peças, estamparias digitais e artesanais, pinturas a mão, corte laser, entre outros. Essa mistura é a principal característica, isso enriquece o meu trabalho.
Onde você busca inspiração para os seus trabalhos?
Uma das fontes de inspiração vem do trabalho de comunicação visual que eu faço para indústrias de confecção. Gosto de buscar referências nas histórias da minha família, com fotos antigas, ideias retro e peças vintage. Eu também realizo algumas pesquisas na internet, mas nossa fonte principal de inspiração são os nossos clientes.
Eu achava que tendo uma loja virtual, eu teria menos contato com o cliente do que se tivesse uma loja física, mas não é assim que acontece na prática. Pela facilidade de contato e a possibilidade de resposta imediata, nossos clientes nos procuram muito para dar o feedback das peças e sugerir criações. Recebemos muitas sugestões e sempre que possível, traduzimos essas ideias para o nosso trabalho. Somos bem abertos para receber essa participação. Acho que esse é o grande lance da internet, a participação do cliente no processo criativo. É fantástico!!!
Como você faz para administrar e organizar o seu negócio?
Meu trabalho e minhas vendas são administrados em conjunto. Eu tenho um sistema próprio de administração e organização de pedidos. Eu, minha mãe e uma produtora criativa, trabalhamos juntas na produção das peças.  Eu também tenho software financeiro que uso para controlar os gastos e organizar as finanças da hhbrasil. Eu separo vendas por loja, e conforme a demanda vai aumentando vou adicionando mais produtos nos site. É uma administração de pequena empresa, simples mais eficiente.
 Quais meios você utiliza para divulgar o seu trabalho?
Ás vezes eu divulgo meus produtos no facebook e no blog, mas o trabalho principal de divulgação que eu tenho é feito pelo Airu. Eu divulgo pouca coisa sozinha, meu blog atua mais como um apoio a pós-venda. Eu não tenho muito tempo para ficar divulgando meus trabalhos, ainda bem que o Airu faz isso por mim.
Como você vê sua marca em 10 anos?
Daqui 10 anos eu gostaria que minha marca fosse 100% digital. Que ela vendesse pela internet, sem qualquer suporte de vendas externa e atendimento pessoal. Também quero que a hhbrasil seja sempre uma empresa jovem, eu não quero ter uma empresa engessada. Quero que ela sempre acompanhe o mercado, acompanhe as tendências e esteja constantemente renovada. A hhbrasil é uma empresa inovadora, que está sempre testando coisas novas, tanto em produção quanto em canais de venda.
Gostaram da entrevista? Conheça mais do trabalho da hhbrasil na loja do Airu, acesse aqui.
Quinta-feira que vem tem mais bate-papo com os nossos lojistas, não perca.
Beijos



Nenhum comentário: